como criar produtos no woocommerce

Como adicionar e gerenciar produtos no Woocommerce

Se você já tem alguma familiaridade com o WordPress, vai se sentir em casa: adicionar novos produtos à sua loja online muito parecido com publicar um novo post no blog. Ou seja, é muito fácil. Veja o passo a passo:

Vá até Produtos → Adicionar Novo no seu painel do WordPress.

Você pode gerenciar todas as listagens de produtos em Produtos  Todos os produtos. Passe o mouse sobre os produtos individuais para editarexcluir ou duplicá-los.

gerenciando produtos no woocommerce

Após clicar em Adicionar Novo Produto, insira o nome do produto e uma descrição detalhada.

criando produtos no woocommerce
  1. Role para baixo até Dados do produto e selecione o tipo de produto:
  • Simples – abrange a grande maioria de qualquer produto que você pode vender. Produtos simples são enviados e não têm opções. Por exemplo, um livro.
  • Grupo de produto – uma coleção de produtos relacionados que podem ser comprados individualmente e são compostos somente por produtos simples. Por exemplo, um conjunto de seis copos de vidro.
  • Virtual – um que não é necessário entrega. Por exemplo, um serviço. Ativando isso, desativa todos os campos relacionados à entrega, como as dimensões da entrega. Um produto virtual também não acionará a calculadora de frete no carrinho e na finalização da compra.
  • Baixável – ativa campos adicionais onde você pode fornecer um arquivo baixável. Após uma compra com sucesso, os clientes recebem um arquivo baixável como um link no e-mail de notificação do pedido. Isto é adequado, por exemplo, para um álbum digital, revista em PDF ou foto.
  • Externo ou Afiliado – um que você lista e descreve em seu site, mas é vendido em outro lugar.
  • Variável – um produto com variações, cada uma delas pode ter um REF, preço, opção de estoque diferentes, etc. Por exemplo, uma camiseta disponível em diferentes cores e/ou tamanhos.

Lembre-se de incluir informações essenciais como o preço, status do estoque e atributos baseados no tipo de produto.

Como adicionar um produto simples

Adicionar um produto Simples é similar a escrever um post no WordPress.

  1. Vá para WooCommerce > Produtos > Adicionar novo. Você então tem uma interface familiar e imediatamente deve se sentir em casa.
  2. Insira o Título e a Descrição do produto.
  3. Vá para o painel de Dados do produto e selecione baixável (digital) ou virtual (serviço), se aplicável.

Nota: Os produtos virtuais não necessitam de entrega — um pedido com produtos virtuais não calculará os custos de entrega.

Dados do produto

A meta caixa de Dados do produto é onde a maioria dos dados importantes é adicionada para os seus produtos.

Seção geral

  • Preço
    • Preço – Preço regular/normal do item
    • Preço promocional – Preço com desconto do item que pode ser programado para determinados períodos. A promoção expira às 11:59pm da data final especificada
  • Taxa
    • Status da taxa – Tributável / Somente entrega / Nenhum
    • Classe de taxa – Escolha qual classe de taxa deve ser aplicada

Seção de inventário

A seção de inventário permite gerenciar o estoque do produto individualmente e definir se é permitido receber pedidos sob encomenda e outros. Isto torna possível que você venda os produtos e permite que os clientes adicionem os produtos no carrinho para comprar.

Ativar gerenciamento de estoque deve estar selecionado em Configurações de inventário de produtos; caso contrário, somente a opção ‘Status do estoque’ estará visível na Caixa de inventário de dados do produto.

Opções quando o gerenciamento de estoque a nível de produto está desativado. Você é responsável por atualizar o Status do estoque.

Opções quando o gerenciamento de estoque a nível de produto está ativado.

  • Insira a Quantidade em estoque, e o WooCommerce gerencia automaticamente o inventário e atualiza automaticamente o Status do estoque como Em estoque, Fora de estoque ou Sob encomenda.
  • Selecione se deseja Permitir encomendas.
  • Limiar de estoque baixo – Insira um número no qual você será notificado.
  • Selecione a caixa Vendido individualmente para limitar o produto em um por pedido.

Seção de Entrega

  • Peso – Peso do item.
  • Dimensões – Comprimento, largura e altura do item.
  • Classe de entrega – As classes de entrega são usadas por determinados métodos de entrega para agrupar produtos similares.

Seção de Produtos relacionados

Usando Aumentar vendas e venda cruzada, você pode promover seus produtos de forma cruzada. Eles podem ser adicionados ao pesquisar por um produto específico e selecionando o produto na lista suspensa:

Após adicionar, eles são listados no campo de entrada:

Aumentar vendas são exibidos na página de detalhes do produto. Estes são produtos que você pode incentivar os usuários a comprar junto, com base no produto que estão visualizando no momento. Por exemplo, se o usuário estiver visualizando a página de listagem de produtos de café, você pode exibir chaleiras na mesma página como uma forma de aumentar vendas.

Vendas cruzadas são produtos que são exibidos com o carrinho e relacionados ao conteúdo do carrinho do usuário. Por exemplo, se o usuário adicionar um Nintendo DS ao carrinho, você pode sugerir que ele compre uma caneta stylus de reposição quando chegar na página do carrinho.

Grupo de produto – Usado para adicionar um produto como sendo parte de um grupo de produtos. Mais informações abaixo em: Grupo de produto.

Seção de Atributos

Na aba Atributos, você pode atribuir detalhes a um produto. Você verá uma caixa de seleção contendo os conjuntos de atributos globais que você criou (por exemplo, plataforma). Mais em: Como gerenciar categorias, tags e atributos de produtos.

Depois de escolher um atributo na caixa de seleção, clique em adicionar e aplique os termos fixados a este atributo (por exemplo, Nintendo DS) para o produto. Você pode ocultar o atributo no site, não selecionando a caixa de seleção Visível na página de produto.

Os atributos personalizados também podem ser aplicados, escolhendo Atributos personalizados do produto na caixa de seleção. Eles são adicionados a nível de produto e não estarão disponíveis na navegação em camadas ou em outros produtos.

Seção Avançado

  • Nota da compra – Insira uma nota opcional para enviar ao cliente após a compra do produto.
  • Ordem do menu – Posição de ordem personalizada para este item.
  • Ativar avaliações – Ativar/desativar as avaliações de clientes para este item.

Breve descrição sobre o produtoPAGE_BREAK: PageBreak

Adicione um resumo. Isto geralmente aparece próximo das imagens do produto na página de listagem e a descrição completa aparece na aba Descrição do produto.

Incorporações de vídeo (oembed) podem ser usadas, a partir da versão 3.1x.

Taxonomias

No lado direito do painel Adicionar novo produto, existe a categorias de produto nas quais você pode colocar o seu produto, similar a um post padrão do WordPress. Você também pode atribuir tags de produtos da mesma maneira.

Imagens do produto

Adicione uma imagem principal do produto e uma galeria de imagens. Mais em: Como adicionar imagens e galerias de produtos.

Como definir as opções de visibilidade no catálogo e o status de destaque

No painel Publicar, você pode definir a Visibilidade no catálogo para o seu produto.

  • Loja e resultados de pesquisa – Visível em qualquer lugar, nas páginas da loja, nas páginas de categorias e nos resultados de pesquisa.
  • Apenas na loja – Visível nas páginas da loja e nas páginas de categorias, mas não é visível nos resultados de pesquisa.
  • Apenas nos resultados de pesquisa – Visível nos resultados de pesquisa, mas não é visível na página da loja ou nas páginas de categorias.
  • Oculto – Apenas visível na única página do produto – não é visível em nenhuma outra página.

Você também pode definir se o produto é promovido em categorias de produtos, aumentar vendas e produtos relacionados como um Produto em destaque. Por exemplo, você pode selecionar a caixa Em destaque em todos os pacotes que você vende.

Outras maneiras de definir como Em destaque são descritas na seção abaixo: Selecionar um produto como Em destaque.

Como adicionar um produto variável

Etapa 1. Definir o tipo de produto

Para adicionar um produto variável, crie um novo produto ou edite um produto existente.

  1. Vá para: WooCommerce > Produtos.
  2. Clique no botão Adicionar novo ou Editar um produto existente. Os Dados do produto são exibidos.
  3. Selecione Produto variável no menu suspenso dos Dados do produto.

Etapa 2. Adicionar atributos para usar como variações

Na seção Atributos, adicione atributos antes de criar as variações — use os atributos globais que são para todo o site ou defina atributos personalizados específicos para um produto.

Atributos globais

Para usar um atributo global:

  1. Crie um atributo global.
  2. Selecione um no menu suspenso e clique em Adicionar.
  3. Escolha Selecionar tudo para adicionar todos os atributos ao produto variável (se aplicável).
  4. Selecione na caixa de seleção Usado para variações para informar ao WooCommerce que é para suas variações.
  5. Clique em Salvar atributos.
Como adicionar um atributo global
Como adicionar valores de atributo global

Atributos personalizados

Para adicionar um novo atributo específico para este produto:

  1. Selecione Atributos personalizados do produto e clique em Adicionar.
  2. Nomeie o atributo (por exemplo, Tamanho).
  3. Defina valores separados por uma barra vertical, | (por exemplo, Pequeno | Médio | Grande).
  4. Selecione a caixa de seleção Usado para variações.
  5. Clique em Salvar atributos.
Como adicionar um atributo personalizado
Como adicionar valores de atributo personalizado

Etapa 3. Adicionar variações

Para adicionar uma variação, vá para a seção Variações na meta caixa de Dados do produto.

Adicionar manualmente uma variação

  1. Selecione Adicionar variação no menu suspenso e selecione Ir.
  2. Selecione os atributos para a sua variação. Para alterar dados adicionais, clique no ícone do triângulo para expandir a variação.
  3. Edite todos os dados disponíveis. O único campo obrigatório é o Preço da variação.
  4. Clique em Salvar alterações.

Como criar todas as variações possíveis

Selecione Criar variações para todos os atributos para que o WooCommerce crie todas as combinações possíveis de variações e clique em Ir:

Isto criará uma nova variação para cada combinação possível de atributos de variação (máximo de 50 por execução). Se você tiver mais combinações possíveis, poderá executar novamente.

Se você tiver dois atributos – cor (com valores azul e verde) e tamanho (com valores grande e pequeno), criará as seguintes variações:

  • Azul Grande
  • Verde Grande
  • Azul Pequeno
  • Verde Pequeno

Se você adicionar atributos adicionais posteriormente, pode ser necessário redefinir as variáveis ​​para que as combinações de variação funcionem corretamente.

Como editar muitas variações

Se você tiver mais de 15 variações, use os botões para navegar para frente e para trás na lista. Cada vez que você navega para um novo conjunto de variações, o conjunto anterior é salvo. Isto garante que todos os dados sejam salvos.

Como definir os padrões

Defina os padrões de sua preferência nas variações. No exemplo, nenhum valor padrão do formulário foi definido, deste modo os usuários podem imediatamente escolher qualquer cor e tamanho na página do produto.

Se você deseja que uma determinada variação já seja selecionada quando um usuário visitar a página do produto, escolha os valores padrão do formulário. Isto também permite que o botão Adicionar ao carrinho apareça automaticamente nas páginas de produtos variáveis.

Você pode definir somente os padrões depois que pelo menos uma variação tiver sido criada.

Como adicionar dados de variação

Cada variação pode ter as seguintes propriedades.

Geral

  • Habilitado – Habilita ou desabilita a variação.
  • Baixável – Se esta é uma variação baixável.
  • Virtual – Se este produto não for físico ou com entrega, as configurações de entrega serão removidas.
  • Preço (obrigatório) – Defina o preço desta variação.
  • Preço promocional (opcional) – Defina um preço para esta variação quando estiver em promoção.
  • Status de taxa – Tributável, somente entrega, nenhum.
  • Classe de taxa – Classe de taxa para esta variação. Útil se você estiver oferecendo variações abrangendo diferentes faixas de taxas.
  • Arquivos para download – Exibido se Baixável estiver selecionado. Adicione arquivo(s) para os clientes baixarem.
  • Limite do download – Exibido se Baixável estiver selecionado. Defina quantas vezes um cliente pode baixar o(s) arquivo(s). Deixe em branco para ilimitado.
  • Validade do download – Exibido se Baixável estiver selecionado. Defina o número de dias antes do link de download expirar após a compra.

Gerenciamento de estoque

O estoque de produtos variáveis ​​pode ser gerenciado a nível de variação e produto.

Escolha como gerenciar o estoque selecionando a caixa de seleção Ativar gerenciamento de estoque a nível de produto na aba Inventário:

As seguintes configurações estão disponíveis se você escolher por gerenciar o estoque a nível de produto:

  • REF – Se você usa REFs, defina a REF ou deixe em branco para usar a REF do produto.
  • Gerenciar estoque? – Selecione a caixa para gerenciar o estoque a nível de variação.
  • Quantidade de estoque – Exibido se Gerenciar estoque estiver selecionado. Insira a quantidade de estoque para a variação específica ou deixe em branco para usar as configurações de estoque do produto.
  • Permitir encomendas – Escolha como lidar com pedidos sob encomendas.
  • Limiar de estoque baixo – Insira um número para ser notificado.
  • Vendido individualmente? – Permita que somente um seja vendido em um pedido. (Esta configuração é usada para o próprio produto. Você não pode definir uma variação específica para ser vendida somente uma vez por pedido).

Escolher gerenciar o estoque individualmente para variações permite editar as mesmas propriedades para cada variação.

Definir o Status do estoque pode ser aplicado para todas as variações de uma só vez para Em estoque ou Fora de estoque. Atualização em massa em Variações:

Entrega

  • Peso – Peso para a variação ou deixe em branco para usar o peso do produto.
  • Dimensões – Altura, largura e comprimento da variação ou deixe em branco para usar as dimensões do produto.
  • Classe de entrega – Classe de entrega pode afetar a entrega. Defina isto se for diferente do produto.

Produtos relacionados

  • Aumentar vendas
  • Venda cruzada
  • Grupo de produtos

Se os campos de estoque, peso, dimensões e REF não estiverem definidos, então herdará os valores atribuídos ao produto variável. Os campos de preço devem ser definidos por variação.

Adicionar uma imagem para a variação

  1. Expanda a variação.
  2. Clique no espaço reservado da imagem azul (captura de tela).
  3. Selecione a imagem que você deseja usar.
  4. Salve.

Edição em massa

Você pode editar variações em massa selecionando a parte específica de dados que desejar na lista suspensa. Neste exemplo, desejo editar preços para todas as variações:

O que os clientes vêem

No site, ao visualizar um produto variável, o usuário é apresentado com caixas de listas suspensas para selecionar as opções de variação. Ao selecionar as opções mostrará as informações sobre a variação, incluindo o estoque disponível e o preço.

Se o usuário tentar clicar no botão cinza adicionar ao carrinho antes de escolher um atributo, aparecerá uma mensagem solicitando a criação de alguns atributos.

Na página de arquivo do produto, Adicionar ao carrinho não é exibido porque uma variação deve ser escolhida primeiro, antes de adicionar ao carrinho na página do produto.

Como adicionar grupo de produto

Um grupo de produto é criado da mesma maneira que um Produto simples. A única diferença é que você seleciona Grupo de produto no menu suspenso do Tipo de produto.

Para criar seu produto ascendente, selecione ‘Grupo de produto’ no menu suspenso do Tipo de produto.

Criar o grupo de produto

  1. Vá para: WooCommerce > Produtos > Adicionar novo.
  2. Insira um Título para o grupo de produto, por exemplo, conjunto de Volta às Aulas
  3. Role para baixo até Dados do produto e selecione Grupo de produto no menu suspenso. O preço e vários outros campos desaparecem. Isto é normal porque um Grupo de produto é uma coleção de ‘produtos filhos’, que é onde você adiciona estas informações.
  4. Publicar.

O grupo de produto ainda é um grupo vazio. Para este Grupo de produto, você precisa

  • Criar produtos e adicioná-los
  • Adicionar produtos filhos existentes

Tendo a opção de criar os Produtos simples primeiro e adicioná-los a um Grupo de produto posteriormente; ou criar um Grupo de produto primeiro e adicionar os Produtos simples posteriormente, oferecendo flexibilidade para adicionar Produtos simples a mais de um Grupo de produto.

Adicionar produtos ao Grupo

  1. Vá para: WooCommerce > Produtos > Adicionar novo.
  2. Selecione o Grupo do produto ao qual você deseja adicionar os produtos.
  3. Role para baixo até os Dados do produto e vá para Produtos relacionados.
  4. Selecione Grupo de produto e digite o nome do produto para encontrá-lo.
  5. Clique nos produtos que você deseja adicionar.
  6. Atualizar.
  7. Você pode arrastar e soltar para reordenar o Grupo de produtos. Depois de clicar em Atualizar, a nova ordem será exibida na página do produto.

Como adicionar um produto virtual

Ao adicionar um produto Simples, você pode selecionar a caixa de seleção Virtual no painel do tipo de produto.

Com Produtos variáveis, esta caixa de seleção é movida para cada variação

Ativando isto, desativa todos os campos relacionados à entrega, como dimensões da entrega. Um produto virtual também não acionará a calculadora de frete no carrinho e na finalização da compra.

Como adicionar um produto baixável

Ao adicionar um produto simples, você pode selecionar a caixa de seleção Baixável no painel do tipo de produto. Isto adiciona dois novos campos:

  • Caminho do arquivo — Caminho ou URL para o seu arquivo baixável.
  • Limite de download – Limite do número de vezes que o cliente pode baixar o arquivo. Deixar em branco para downloads ilimitados.

Para máxima flexibilidade, os produtos baixáveis também estão sujeitos a um custos de entrega (se, por exemplo, você estivesse oferecendo um pacote e uma versão baixável de um produto, isto seria o ideal). Você também pode selecionar a caixa Virtual se o produto baixável não puder ser entregue.

Veja também:

Como criar categorias, Tags e Atributos no Woocommerce
Como criar categorias, Tags e Atributos no Woocommerce
como criar produtos no woocommerce
Como adicionar e gerenciar produtos no Woocommerce
o que é branding?
O poder do Branding Estratégico
análise de métricas
7 métricas indispensáveis para contratar um novo site
site development
Como acelerar o seu site: estratégias para otimizar o desempenho
computador com tela de gerenciamento financeiro aberta
Quanto custa criar um site em 2024?