Guia completo: como aparecer na primeira página do Google?

Guia completo: como aparecer na primeira página do Google?

O Google é a principal fonte de pesquisa da maioria das pessoas do mundo, e provavelmente, é a sua também. Estima-se que, diariamente, o buscador processa mais de 3,5 bilhões de buscas. No entanto, assim como há muitas pesquisas também há milhares de páginas e conteúdos disponíveis, então, qual é o critério para aparecer na primeira página do Google?

Na verdade, vários fatores são considerados pela plataforma para que as respostas à pergunta do consumidor sejam respondidas com a maior precisão possível. Mas utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou “otimização para motores de busca”) é, sem dúvida, um dos princípios básicos para se destacar.

Como especialistas em desenvolvimento de sites otimizados, a Arlker montou um guia para que a sua empresa consiga aparecer na primeira página do Google. Vem com a gente e descubra um passo a passo completo!

Por que é importante aparecer na primeira página do Google?

Um estudo recente apontou que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de fazer uma compra. Ou seja, as empresas que aparecem nos primeiros resultados, consequentemente, têm mais acessos, mais visitantes e fecham mais vendas.

Mini carrinho de compras em cima de um notebook, representando as compras on-line.

Outro dado importante é que a taxa média de abertura do primeiro resultado da pesquisa no Google é de 28,5%. Já na segunda posição o número de cliques cai para 15,7% e a sexta posição tem apenas 5%. Portanto, quanto maior o destaque, maiores são as chances de um site ser visualizado.

E os benefícios não param por aí! Aparecer na primeira página do Google é extremamente importante para o seu negócio porque:

  • Garante mais visibilidade e alcance;
  • Atrai tráfego orgânico e qualificado;
  • Aumenta a credibilidade e a autoridade da sua empresa;
  • Melhora a taxa de conversão e vendas;
  • Ganha destaque entre os concorrentes;
  • Permite conexão com um público que ainda não foi alcançado.

No entanto, sabemos que apesar de vantajoso, nem sempre é fácil estar entre os primeiros resultados do buscador mais acessado do mundo.

Como o Google decide quem aparece primeiro?

Não é novidade que os algoritmos do Google são constantemente atualizados e, por isso, nem sempre é fácil prever como ocorre a classificação de resultados na plataforma. Mas nós fomos em busca de respostas para descobrir como – em uma fração de segundo – a plataforma analisa bilhões de páginas e decide quem fica entre os primeiros resultados.

Homem fazendo uma pesquisa no tablet e analisando os resultados que aparecem na primeira página do Google.

De acordo com o próprio Google, os algoritmos de busca examinam vários fatores importantes para exibir resultados úteis e relevantes, o que inclui:

  • Relevância: Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, a plataforma vai em busca de páginas que tenham as mesmas palavras-chave da consulta feita, além de verificar se há outros conteúdos relacionados com a temática.
  • Qualidade: Os algoritmos também priorizam o que tende a ser mais útil para o usuário e que, de fato, ajudaria com o que ele está buscando. Isso inclui avaliar a qualidade da informação e o nível de especialidade e confiabilidade da página.
  • Usabilidade: A experiência do usuário na página também é um diferencial, segundo o Google. O critério considera a usabilidade do conteúdo, a acessibilidade, o tempo de carregamento e a adaptação em diferentes dispositivos.
  • Contexto: Informações contextuais da busca também são levadas em consideração, como a localização e o histórico de pesquisas, por exemplo.

Com essas informações, fica bem mais fácil começar a pensar em uma estratégia para aparecer na primeira página do Google.

5 passos para aparecer na primeira página do Google

1. Utilize palavras-chave

Como dissemos, as palavras-chaves são um dos principais fatores que o Google considera para classificar os resultados. Elas podem ser definidas como o termo que os usuários digitam para encontrar as informações que precisam. Por isso, é indispensável que você a utilize na página, de forma estratégica, natural e sem exageros.

Ferramentas como o Semrush e o Google Keyword Planner podem ajudar na identificação de palavras-chave para diferentes segmentos. 

2.  Aplique técnicas de SEO

Como dissemos no início do artigo, usar técnicas de SEO é um dos princípios básicos para se destacar e aparecer na primeira página do Google. Isso faz com que a sua página ou conteúdo seja notado com mais facilidade pelos algoritmos e fique entre os primeiros resultados.

Investir em SEO on-page, SEO off-page e SEO técnico é indispensável para ranquear bem. E isso inclui: otimizar títulos, incluir meta descrição, configurar URLs e melhorar o desempenho do site.

Ilustração com os elementos necessários para otimizar o SEO de um site.

3. Publique conteúdo de qualidade

Publicar conteúdos genéricos não ajuda a colocar o site em destaque. Por isso, quem quer aparecer nos primeiros resultados precisa investir em materiais relevantes, de qualidade e com SEO bem trabalhado. Ter um blog com artigos sobre o segmento e mantê-lo atualizado é uma das alternativas para ter mais visibilidade.

Se você não é especialista em produzir textos, não se preocupe, existem profissionais que podem te ajudar nessa tarefa. Na Arkler, por exemplo, temos um time especializado em criar conteúdos com técnicas de SEO e copywriting, a fim de atrair tráfego qualificado de forma orgânica.

4. Destaque a sua localização

Se você procurar algum serviço no Google, como “advogado”, “dentista”, “fisioterapeuta” e qualquer outro, provavelmente, estabelecimentos da sua região estarão entre os primeiros resultados, ainda que você não tenha escrito o nome da cidade.

De forma automática, os algoritmos do Google cruzam a localização do usuário com a do empreendimento, desde que esteja bem descrito na página da web. Essa é uma forma interessante de ganhar destaque local.

Símbolo de localização e uma paisagem urbana no fundo.

5. Tenha um site responsivo

Por fim, ofereça uma boa experiência para que as pessoas acessam o seu site, seja pelo desktop ou por dispositivos móveis. A responsividade está entre os critérios de avaliação do Google, então, precisa ser uma prioridade para você.

A dica primordial é otimizar todas as suas páginas e se certificar de que elas são de fácil navegação, carregam com facilidade, têm um bom layout e contam com a acessibilidade necessária para qualquer usuário. Após dar “check” em todos esses requisitos, será bem mais fácil ser notado pelos temidos algoritmos.

Como a Arkler coloca os clientes na primeira página do Google?

Se você pesquisar por “instituto de oncologia integrativa em Curitiba”, provavelmente, aparecerá o Instituto OncoYart, um dos clientes que desenvolveu o site com a Arkler. Isso acontece porque nós temos profissionais engajados na criação de sites rápidos, responsivos e, sobretudo, otimizados com SEO.

Focados na experiência do cliente, todos os nossos projetos seguem um passo a passo que nos assegura de que tudo sairá melhor que o planejado:

  1. Diagnóstico
  2. Execução
  3. Prototipação
  4. Desenvolvimento
  5. Suporte

Já pensou em seu site aparecer na primeira página do Google? Nós podemos te ajudar nessa missão! Entre em contato com os nossos consultores e descubra como posicionar o seu negócio no mundo digital.

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