Logo, logotipo, identidade visual, branding, rebranding… Existem tantos elementos envolvidos na gestão de uma marca que nem sempre é fácil entender o conceito de cada um. Mas, hoje, a Arkler veio desmistificar a diferença dos dois componentes principais: logo x branding para você aprender de uma vez por todas e não confundi-los mais.
Porém, mais do que entender o conceito de cada termo, é essencial saber como colocá-los em prática para posicionar a sua marca da maneira adequada e ser assertivo na comunicação.
Neste conteúdo, você vai entender a diferença entre logo e branding, a importância de trabalhar esses dois elementos e como eles se complementam para fortalecer uma marca!
O que é logo?
Logo é a abreviação popular da palavra “logotipo” e pode ser definido como a representação gráfica de uma marca, seja uma empresa, um produto ou um serviço. Normalmente, ele é composto por tipografia, formas e cores que tornam a identificação de uma empresa memorável e reconhecível.
Podemos pensar no logo como um elemento visual que gera identificação e transmite a essência da marca (identidade, missão, valores…). Ou seja, não é simplesmente um nome bem desenhado ou um símbolo fácil de lembrar. Por isso, antes da criação, o profissional precisa fazer um estudo minucioso para traduzir o conceito da marca no logo.
O que é branding?
O branding pode ser definido como a alma ou a personalidade da marca e é feito a partir da construção e da gestão de identidade de uma empresa. O logo faz parte dele, mas aliado a outros elementos, como o visual, o tom de voz, o posicionamento, a narrativa utilizada para se comunicar com o público-alvo, a percepção, etc.
Em outras palavras, trata-se de um conjunto de estratégias alinhadas à personalidade da marca, transformando expectativas em experiências, criando conexões e tornando-a conhecida pela sua essência.
Logo x Branding: juntos para potencializar a sua marca
A partir das definições, deu para perceber que existe uma diferença entre logo x branding, não é? Enquanto o logo é uma marca visual, o branding é uma construção mais completa e estratégica, reunindo diversos elementos que tornam-se um só. Podemos considerá-los como dois lados da mesma moeda.
Quando alguém fala da Nike, provavelmente você lembra do logotipo famoso no mundo inteiro, mas, com certeza, não pensa somente nisso… A marca tem um branding forte e bem trabalhado, portanto, também é reconhecida pela narrativa inspiradora, superação de limites e determinação, três características que estão fortemente associadas à ela.
Isso não está perceptível no logo, mas fica claro em vários outros elementos, como o slogan (Just do It), o tom das campanhas publicitárias, as convicções que a marca defende e a forma como se comunica. Cada um deles é uma peça essencial para a construção do branding da empresa.
Portanto, quem pretende construir uma marca reconhecida, confiável e que se conecta com o público precisa aliar os dois recursos. Enquanto o logo atrai e representa visualmente, o branding comunica e mantém a conexão a longo prazo.
Trabalhando em conjunto, eles podem potencializar a sua marca de várias formas importantes, mas, principalmente com: reconhecimento, credibilidade e conexão emocional. Não sabe como fazer isso na prática? Nós te explicamos de um jeito simples e direto!
Reconhecimento
O logo costuma ser o primeiro elemento visual que o público associa à marca, portanto, quando é bem trabalhado se torna memorável e facilmente reconhecido pelo público. A partir dele, o branding consegue unificar todos os materiais de comunicação com a mesma linguagem visual, tipografia e cores.
Após um trabalho consistente e a utilização em diferentes contextos, a empresa consegue se destacar da concorrência, tornando-se reconhecida mesmo quando se trata de pequenas e médias empresas que atuam em nichos populares e competitivos.
Credibilidade
Sozinho, o logo geralmente não transmite sensações positivas, mas aliado ao branding e uma comunicação clara e eficiente, transmite confiança e credibilidade para quem vê. Um logotipo profissional, conteúdos que condizem com os valores da empresa, tom de voz adequado para o nicho e produtos e/ou serviços que harmonizam com a essência da marca são essenciais para essa construção.
Conexão emocional
Mais do que atuar para fortalecer o logotipo, o branding cria histórias, experiências e valores com os quais as pessoas se identificam. Uma marca que gera conexões emocionais tem um valor significativo para o público.
Um bom exemplo disso é a Coca-Cola, que, atualmente, é bem mais do que um simples refrigerante: é celebração, nostalgia e momentos felizes. Ou a Apple, que é bem mais do que um celular: é exclusividade, criatividade e inovação.
Agora que você já entende a diferença entre logo x branding e sabe que juntos eles são bem mais fortes, que tal trabalhar a identidade visual da sua empresa com uma agência que é especialista em criar marcas fortes e duradouras? Vamos construir, juntos, uma marca que será lembrada!